1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (5 votos, média: 5,00 de 5)
Loading...

Como Emitir a Guia do DAE Simples Doméstico em Atraso?

O Simples Doméstico é um sistema muito importante para todo empregador doméstico. Através desse sistema o empregador emite uma guia única por mês, onde paga todos os tributos trabalhistas aos seus empregados domésticos, como a parcela do INSS e do FGTS, além de outros.

Esse sistema é importante também porque permite que o governo tenha noção se os empregados estão recebendo seus direitos e se os empregadores estão cumprindo com a lei. A guia única do Simples Doméstico é chamada de DAE e a seguir você descobre mais sobre a mesma.

Simples Doméstico Guia

A guia DAE – Documento de Arrecadação do e-Social – é emitida todo mês pelo empregador, contendo todos os tributos que devem ser pagos por ele e pelo funcionário, referentes aos direitos trabalhistas e previdenciários. A guia tem vencimento marcado para o dia 7 de todo mês e é de obrigação do empregador fornecer ao funcionário, mensalmente, uma cópia da guia DAE paga.

A guia pode ser emitida facilmente pelo portal do e-Social, basta que o empregador tenha um cadastro de todos os seus funcionários e acesse o site. Voltando a falar do vencimento da guia: caso o dia 7 caia no final de semana ou em feriado, o empregador deve antecipar o pagamento.

Atraso guia única do simples doméstico

Pode acontecer de você atrasar o pagamento da guia do Simples Doméstico, mas saiba que é possível pagá-la. O único problema é que a partir do primeiro dia de atraso, o sistema calcula automaticamente e diariamente os juros e multas. Sendo assim, quanto mais dias de atraso, mais você terá que pagar. Por esse fato é recomendado sempre efetuar o pagamento com antecedência.

As guias atrasadas podem ser resgatadas no site do eSocial (Imagem: Divulgação)

Saiba que se houver muitas guias atrasadas também é possível pagar cada uma, emitindo uma guia de cada vez. As guias do Simples Doméstico, em dia ou atrasadas, podem ser pagas em qualquer agência bancária ou lotérica.

Como gerar guia única do simples doméstico atrasado

Para gerar a guia atrasada o empregador deve acessar o site e fazer o login, informando seu CPF, sua senha e o código de acesso. Dentro do sistema será necessário clicar na opção “Dado de Folha/Recebimento e Pagamentos”. Será solicitado que o empregador informe o período para o qual deseja emitir a guia, se você tiver atrasado só a guia do mês atual, informe-o e prossiga.

O empregador verá agora uma relação de seus funcionários e seus respectivos salários; se estes estiverem corretos, não é preciso mudar nada, apenas informar a data de pagamento no campo que pede essa informação. Depois é necessário clicar em “Encerrar Pagamentos”. A próxima página conterá um demonstrativo informando todos os recolhimentos que estão sendo efetuados, o empregador deverá clicar em “Confirmar”. Para finalizar será preciso clicar nas opções de “Emitir Guia” e “Emitir DAE”. A guia é disponibilizada no formato PDF e deve ser impressa para ser paga.

Modelo guia simples doméstico

A guia do Simples Doméstico é bem comum e conta apenas com os percentuais e valores de cada tributo que estão sendo pagos, e no final o valor total. Um modelo da guia pode ser visto através do demonstrativo que mencionamos, onde você consegue ver tudo que está pagando. Não há outro modo de conferir um modelo da guia.

Lembre-se ainda que, ao emitir uma guia em atraso, o vencimento da mesma é no mesmo dia, por isso você deve ir efetuar o pagamento logo após a emissão. É fundamental manter todos os pagamentos em dia para garantir os benefícios de seus empregados e se manter dentro da lei, por isso sempre fique atento aos prazos.

E social doméstico login

Quem deseja acessar o eSocial Doméstico precisa ter um login, pois com ele será possível cadastrar os funcionários e emitir as guias em dia para o pagamento. O login do e Social Doméstico pode ser feito através do site https://login.esocial.gov.br/login.aspx, basta que o empregador informe o seu CPF/CNPJ, a senha e o código de acesso. Também é possível acessar com o certificado digital.

Para aqueles que estão acessando o sistema pela primeira vez, é preciso clicar em “Primeiro Acesso?” e seguir as instruções.

E social doméstico férias

Todos aqueles empregadores que aderirem ao e Social Doméstico precisam conceder aos funcionários dias de férias ao longo do ano. Quando um empregado está afastado, ou seja, de férias, também é importante relatar essa informação no sistema do e Social Doméstico. Basta acessar o sistema, clicar em “Trabalhador” e depois em “Férias”.

E social doméstico férias

E social doméstico férias. Imagem: divulgação

O próximo passo é clicar no nome do empregado e da sua matrícula pois assim você conseguirá registrar novas férias e consultar as existentes. Só é possível registrar, alterar ou excluir férias se a folha de pagamento do mês em questão ainda não foi paga.

E social doméstico cadastro

Os empregadores devem cadastrar todos os seus funcionários no e Social Doméstico. Na aba de “Trabalhador” há a opção de “Gestão de Trabalhadores”, onde é possível ver todos os seus funcionários e até mesmo adicionar outros.

É fundamental fazer o cadastro de cada um deles, pois eles terão um número de matrícula correspondente que lhe ajudará na hora de cadastrar outras informações, como as férias, e até mesmo para emitir a folha de pagamento. Cada empregador também deve preencher o seu próprio cadastro com seus dados pessoais.

E social doméstico aviso prévio

O aviso prévio dos empregados domésticos também deve ser informado no e Social Doméstico, assim como no termo de rescisão e na Carteira de Trabalho. Se o trabalhador estiver a mais de 1 ano na mesma casa, terá os 30 dias de aviso prévio, mais 3 dias excedentes para cada ano trabalhado. O aviso prévio pode ser trabalhado ou indenizado.

O aviso prévio deverá ser informado no e Social Doméstico na aba de “Dados do Desligamento”, pelo próprio empregador.

E social doméstico rescisão

A rescisão nada mais é do que o Termo de Rescisão do Contrato de Trabalho, um documento importante em demissões, pois informa todos os valores que devem ser pagos ao trabalhador, assim como possibilita o saque do FGTS e é usado na hora de solicitar o Seguro Desemprego.

E social doméstico rescisão

E social doméstico rescisão. Imagem: divulgação

Na rescisão é preciso informar a data do afastamento e do aviso prévio do trabalhador. O Termo de Rescisão deve ser entregue pelo empregador ao seu funcionário e há vários modelos na internet.

E social doméstico quando começou?

O e Social Doméstico começou em 2015 e hoje milhares de empregados domésticos já estão cadastrados no sistema e recebendo todos os seus benefícios trabalhistas. O cadastro de empregados domésticos se iniciou em 1º de outubro de 2015, sendo feito pelos empregadores que deveriam clicar em “Primeiro Acesso”, se cadastrarem e depois cadastrar os seus funcionários.

E social doméstico telefone

O e social Doméstico possui um telefone para contato muito útil, devendo ser usado sempre que o empregador ou trabalhador desejar tirar alguma dúvida. Ligue para a Central de Atendimento no 0800 730 0888.

E social doméstico dae

O Documento de Arrecadação do e Social Doméstico, chamado de DAE, é a guia de recolhimento que possui todos os valores que devem ser pagos mensalmente em relação aos benefícios do trabalhador. Essa guia, mesmo estando atrasada, pode ser emitida pelo portal do eSocial, pois ele atualiza e calcula os valores.